No aniversário da escola, dia 08 de Abril, não poderíamos deixar de lembrar com muito carinho da nossa caminhada. Afinal, são 18 anos de história... É muita vida pra contar...
Alunos reunidos no pátio para homenagear a escola no seu 18º aniversário
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto à Fundação Alto Taquari de Ensino Superior – FATES iniciou suas atividades no ano de 1991, na administração de Cláudio Pedro Schumacher e Ciro Ferrari, nas dependências da UNIVATES, no prédio 1, contando com uma clientela de 97 alunos, atendidos por 6 professores, em turmas de pré-escola a 4ª série. O pequeno grupo era coordenado pela diretora Cecília Maria Meyer, indicada pela SED. No ano seguinte, o número de alunos passou para 190.
Com o passar do tempo, a este grupo somaram-se novos alunos, professores e funcionários. Novas turmas foram criadas gradativamente: em 1992, a 5ª série; em 1993, a 6ª e 7ª séries e em 1994, a 8ª série.
Atendia alunos dos diversos bairros que circundam a Escola. No decorrer dos anos, a Escola cresceu muito e se tornou referência pela qualidade do ensino que oferece.
Na época, 1991, os prédios da FATES estavam ociosos durante o dia, por isso a Escola foi criada. O bairro necessitava de uma escola pública municipal. Desde então e nesses anos todos, já passaram pela Escola muitos alunos e professores.
Com sua filosofia “ Educação voltada para o desenvolvimento integral e harmônico da pessoa “, a Escola procura proporcionar ao aluno condições para desenvolver aptidões, habilidades e competências que visem seu crescimento como pessoa, com uma auto-imagem e auto-estima positiva que o tornem capaz de interagir na realidade social em que vive, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, sendo comprometido com a ética e a democracia.
A partir de julho de 2004, a escola conta com prédio próprio, com 2.215m2 de área construída, proporcionando autonomia e facilidade no desenvolvimento de atividades fora da sala de aula.
Para a prática de Educação Física, é ocupado o ginásio da Associação de Moradores do bairro Carneiros, numa parceria da Prefeitura Municipal e a Associação.
Em 18 de dezembro de 2004, por ocasião da inauguração do novo prédio, foi oficializado o novo nome da escola, escolhido por concurso realizado entre a comunidade escolar. O vencedor foi o nome indicado pelo aluno Tiago Kirst: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PORTO NOVO. O nome homenageia, pela referência que faz, a muitos personagens, a começar por Antônio Fialho de Vargas que aportou em Carneiros, junto ao paredão, fazendo deste lugar um porto no qual chegavam e saíam embarcações. Antônio Fialho de Vargas lançou as bases para um núcleo urbano que deu origem a bela Lajeado.
A nossa escola é considerada um novo “porto”, um porto ainda mais seguro, ainda mais significativo, porque é um porto no qual inteligências, competências, dons, valores, virtudes, conhecimentos, habilidades passam a ser a principal mercadoria a ser transportada.
Atualmente a escola atende alunos provenientes de vários bairros da cidade, destacando-se os bairros que circundam a escola: Universitário, São Cristóvão e Carneiros. A procura pela escola é grande pelo fato de ser a escola municipal localizada mais perto do centro.
A escola segue orientação e assessoria da Secretaria de Educação de Lajeado, e possui uma proposta pedagógica definida.
O corpo docente é formado por profissionais conscientes de seu papel de educadores em busca de uma educação transformadora.
Além dos conteúdos curriculares, a Escola busca desenvolver atividades lúdicas e trabalhos artísticos. Participa de projetos locais, estaduais e até nacionais como Projeto Lajeado Leitor, Apoio aos Jovens Poetas, Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Brasileira de Astronomia, Projeto Nestlé- Viajando pela Leitura, JERGS, OLE, entre outros.
Criado em 1993, o Grêmio Estudantil atua junto aos diferentes segmentos da escola, buscando dinamizar o Projeto Político-Pedagógico e efetivando a participação de todos os alunos na construção de uma escola ainda mais democrática.
Anualmente, na Semana do Estudante, o Grêmio Estudantil, com a coordenação, organiza uma gincana cultural e esportiva, visando a integração de toda a comunidade escolar, tendo, em 2005, realizado a XIV edição. Esta é inspirada num tema, a partir do qual são elaboradas as tarefas e atividades em que são envolvidos todos os alunos. É escolhido também o “Gatinho e a Gatinha” da escola.
È através da interação com o meio que a criança/adolescente vai estabelecendo relações entre sua vida, sua historia e a história dos outros, constituindo-se assim, enquanto sujeito ativo que busca incessantemente conhecer o mundo que a rodeia. Aprende, portanto, através de suas ações sobre o meio.
As viagens de estudos realizadas pela escola, além de consistirem num importante vínculo entre o conhecimento literal e a realidade, oportunizam aos alunos vivenciarem diferentes situações que favorecem o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural.
Assim, cada série realiza uma viagem, de acordo com o projeto de estudo: Gruta de Santa Cruz do Sul, Zoológico, Fazenda Quinta da Estância Grande, Museu da PUC, Passeio pelo Vale, Missões Jesuíticas, Caminho das Pedras, Porto Alegre, Laguna, Rio Grande/Chuí/Uruguai, entre outras.
Desde 1994, a 8ª série desenvolve o projeto CONHECENDO O BRASIL, culminando com uma viagem de estudos, tendo a primeira sido ao Pantanal. A partir de 1995, o roteiro escolhido foi Salvador, na Bahia.
Todas as atividades oferecidas pela escola visam proporcionar às crianças/adolescentes a formação de uma atitude crítica frente à realidade que as cerca. Com esta intenção, o grupo docente da escola procura realizar um trabalho harmonioso, envolvendo alunos, pais e professores, buscando sempre a colaboração e o apoio da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário