quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aniversário da Escola

No aniversário da escola, dia 08 de Abril, não poderíamos deixar de lembrar com muito carinho da nossa caminhada. Afinal, são 18 anos de história... É muita vida pra contar...

Alunos reunidos no pátio para homenagear a escola no seu 18º aniversário


Um pouquinho da história...

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto à Fundação Alto Taquari de Ensino Superior – FATES iniciou suas atividades no ano de 1991, na administração de Cláudio Pedro Schumacher e Ciro Ferrari, nas dependências da UNIVATES, no prédio 1, contando com uma clientela de 97 alunos, atendidos por 6 professores, em turmas de pré-escola a 4ª série. O pequeno grupo era coordenado pela diretora Cecília Maria Meyer, indicada pela SED. No ano seguinte, o número de alunos passou para 190.

Com o passar do tempo, a este grupo somaram-se novos alunos, professores e funcionários. Novas turmas foram criadas gradativamente: em 1992, a 5ª série; em 1993, a 6ª e 7ª séries e em 1994, a 8ª série.

Atendia alunos dos diversos bairros que circundam a Escola. No decorrer dos anos, a Escola cresceu muito e se tornou referência pela qualidade do ensino que oferece.

Na época, 1991, os prédios da FATES estavam ociosos durante o dia, por isso a Escola foi criada. O bairro necessitava de uma escola pública municipal. Desde então e nesses anos todos, já passaram pela Escola muitos alunos e professores.

Com sua filosofia “ Educação voltada para o desenvolvimento integral e harmônico da pessoa “, a Escola procura proporcionar ao aluno condições para desenvolver aptidões, habilidades e competências que visem seu crescimento como pessoa, com uma auto-imagem e auto-estima positiva que o tornem capaz de interagir na realidade social em que vive, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, sendo comprometido com a ética e a democracia.

A partir de julho de 2004, a escola conta com prédio próprio, com 2.215m2 de área construída, proporcionando autonomia e facilidade no desenvolvimento de atividades fora da sala de aula.

Para a prática de Educação Física, é ocupado o ginásio da Associação de Moradores do bairro Carneiros, numa parceria da Prefeitura Municipal e a Associação.

Em 18 de dezembro de 2004, por ocasião da inauguração do novo prédio, foi oficializado o novo nome da escola, escolhido por concurso realizado entre a comunidade escolar. O vencedor foi o nome indicado pelo aluno Tiago Kirst: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PORTO NOVO. O nome homenageia, pela referência que faz, a muitos personagens, a começar por Antônio Fialho de Vargas que aportou em Carneiros, junto ao paredão, fazendo deste lugar um porto no qual chegavam e saíam embarcações. Antônio Fialho de Vargas lançou as bases para um núcleo urbano que deu origem a bela Lajeado.

A nossa escola é considerada um novo “porto”, um porto ainda mais seguro, ainda mais significativo, porque é um porto no qual inteligências, competências, dons, valores, virtudes, conhecimentos, habilidades passam a ser a principal mercadoria a ser transportada.

Atualmente a escola atende alunos provenientes de vários bairros da cidade, destacando-se os bairros que circundam a escola: Universitário, São Cristóvão e Carneiros. A procura pela escola é grande pelo fato de ser a escola municipal localizada mais perto do centro.

A escola segue orientação e assessoria da Secretaria de Educação de Lajeado, e possui uma proposta pedagógica definida.

O corpo docente é formado por profissionais conscientes de seu papel de educadores em busca de uma educação transformadora.

Além dos conteúdos curriculares, a Escola busca desenvolver atividades lúdicas e trabalhos artísticos. Participa de projetos locais, estaduais e até nacionais como Projeto Lajeado Leitor, Apoio aos Jovens Poetas, Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Brasileira de Astronomia, Projeto Nestlé- Viajando pela Leitura, JERGS, OLE, entre outros.

Criado em 1993, o Grêmio Estudantil atua junto aos diferentes segmentos da escola, buscando dinamizar o Projeto Político-Pedagógico e efetivando a participação de todos os alunos na construção de uma escola ainda mais democrática.

Anualmente, na Semana do Estudante, o Grêmio Estudantil, com a coordenação, organiza uma gincana cultural e esportiva, visando a integração de toda a comunidade escolar, tendo, em 2005, realizado a XIV edição. Esta é inspirada num tema, a partir do qual são elaboradas as tarefas e atividades em que são envolvidos todos os alunos. É escolhido também o “Gatinho e a Gatinha” da escola.

È através da interação com o meio que a criança/adolescente vai estabelecendo relações entre sua vida, sua historia e a história dos outros, constituindo-se assim, enquanto sujeito ativo que busca incessantemente conhecer o mundo que a rodeia. Aprende, portanto, através de suas ações sobre o meio.
As viagens de estudos realizadas pela escola, além de consistirem num importante vínculo entre o conhecimento literal e a realidade, oportunizam aos alunos vivenciarem diferentes situações que favorecem o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural.
Assim, cada série realiza uma viagem, de acordo com o projeto de estudo: Gruta de Santa Cruz do Sul, Zoológico, Fazenda Quinta da Estância Grande, Museu da PUC, Passeio pelo Vale, Missões Jesuíticas, Caminho das Pedras, Porto Alegre, Laguna, Rio Grande/Chuí/Uruguai, entre outras.
Desde 1994, a 8ª série desenvolve o projeto CONHECENDO O BRASIL, culminando com uma viagem de estudos, tendo a primeira sido ao Pantanal. A partir de 1995, o roteiro escolhido foi Salvador, na Bahia.
Todas as atividades oferecidas pela escola visam proporcionar às crianças/adolescentes a formação de uma atitude crítica frente à realidade que as cerca. Com esta intenção, o grupo docente da escola procura realizar um trabalho harmonioso, envolvendo alunos, pais e professores, buscando sempre a colaboração e o apoio da comunidade.

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