Relação Família e Escola: uma parceria que dá certo
Os pais são responsáveis
legais e morais pela educação dos filhos. Como a educação
escolar não os isenta dessa competência, ou seja, da participação
na família, é indispensável que os pais continuem
exercendo o papel de principais educadores dos filhos.
A família é a primeira entidade com a qual a pessoa convive e seus
membros são exemplos para a vida.
Os pais devem tomar
consicência de que a escola não é uma entidade estranha,
desconhecida e que sua participação ativa nesta é garantia da boa
qualidade da educação escolar. As crianças são filhos e
estudantes ao mesmo tempo. Assim, as duas mais importantes
instituições da sociedade contemporânea, a família e a escola,
devem unir esforços em busca de objetivos comuns.
Educar
não é tarefa fácil, principalmente em uma sociedade com certas
tendências sociais de forte influência que não ajudam a melhorar
a consciência moral, individual e coletiva. É preciso exercer a
autoridade que legitima a educação. Isto significa também
respeitar a personalidade dos filhos e dos alunos, que devem ter o
direito de expor sua opinião. A educação necessita de autoridade,
mas não de autoritarismo.
FUNÇÃO DA ESCOLA
A escola surgiu porque a família não é suficiente para educar,
uma vez que muitas mudanças ocorreram na família tradicional. O
que a escola pode oferecer que a família não pode? A escola se
apresenta como único lugar de possível convivência com um grupo
de crianças, adolescentes, jovens de certa idade. Portanto, é
lugar oportuno para desenvolver os hábitos de socialização,
necessários para a vida em comunidade, além de propiciar cultura e
favorecer o acesso a bens culturais como a leitura e a escrita.
Contudo a escola não é depósito onde se jogam os filhos,
livrando-se deles por algum tempo.
A escola nunca
educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da
família jamais cessará. Uma vez escolhida a escola, a relação
com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e
filhos. A participação da família deve ser firmar no
auxílio à atuação pedagógica escolar, ou seja, uma continuidade
coerente entre as atuações da escola e da família. Os pais devem
acolher os filhos e ajudá-los, não apenas nas tarefas escolares,
mas de toda vida. É preciso abrir o coração.
FUNÇÃO DOS PAIS
Neste âmbito,
compete aos pais manterem-se informados sobre os resultados obtidos
pelos filhos; colaborar com professores para tornar mais coerente e
eficaz a atuação escolar; mostrarem-se interessados pelas
atividades realizadas pelos filhos na escola; valorizar a escola, os
conhecimentos e as habiliadades que propicia para criar nos filhos,
hábitos de respeito e uma expectativa positiva em relação aos
estudos; expressar em palavras e atitude a confiança que têm na
instituição escolar e em seus docentes; procurar saber o que o
filho realizou na escola e como foi seu dia; zelar por uma relação
de carinho e respeito com os professores, pois a opinião dos pais
influi sobre os filhos (é necessário lembrar que o respeito pelos
professores é condição para que estes exerçam suas atividades
educacionais); observar seus materiais escolares e mediá-los nas
tarefas de casa; resolver problemas entre família e e escola e
reforçar sempre a auto-estima e autoconfiança dos filhos,
elogiando-os e comentando com amigos, parentes e familiares os
êxitos escolares deles.
Sem dúvida, é primordial
ter tempo para os filhos, ser exemplo de comportamentos
(pontualidade, respeito, etc.) e propiciar-lhes a liberdade de
pensar e agir. Saber dizer "não",
introduzindo-os no mundo do real, fazendo-os pensar no que
foi negado para que amadureçam com sabedoria. A educação não
depende de si mesma, mas principalmente do papel que a família
desempenha dentro, fora e junto à escola.
PARA QUE TIPO DE SOCIEDADE ESTAMOS EDUCANDO NOSSOS JOVENS?
QUE CIDADÃOS ESTAMOS FORMANDO?
VALE A PENA DEIXAR DE LADO, MOMENTOS COM NOSSOS FILHOS, QUE NÃO VOLTARÃO MAIS?
COMO ESTÁ SUA PARTICIPAÇÃO (DE PAI) EM RELAÇÃO A ESCOLA?
QUE NOVAS INICIATIVAS A FAMÍLIA E A ESCOLA PODERIAM DESENVOVER JUNTAS, COMO PARCEIROS?
Artigo
disponível na Revista Mundo Jovem – fevereiro de 2007
Sugestões de artigos para leitura:
Desde muito cedo, é preciso ensinar o valor do dinheiro aos filhos. Mas como fazer isso? Leia a Reportagem publicada no Jornal Zero Hora de 15/04/2013
PROGRAMAÇÃO DOS PASSEIOS ESCOLARES
City Tour
Data: 04 e 11/04 - TARDE
Turmas: 9º anos
Porfessoras: Silvana e Tânia
Fruki
Data: 09, 11 e 19/04
Turmas: 8º anos
Porfessora: Sônia
Piquenique ANOS INICIAIS
Data: 26/03
Local: Sede Costaneira
Manhã de Integração ANOS FINAIS
Data: 28/03
Local: Parque Histórico
DICA da Profe Aninha!
Vale a pena assistir, é muuuuito fofo!!!!
A história da Páscoa
Um vídeo maravilhoso encenado só por criancinhas contando a história da Páscoa baseada no Novo Testamento. Vale a pena compartilhar, encaminhar, divulgar.... O mundo precisa de mais mensagens de amor como essa.
ATENÇÃO TURMA 82
Datas de entrega de trabalhos e avaliação
Disciplina de Matemática
Professora Deisi
15/03/2013 - Início da Economia (moedas guardadas no cofrinho para posterior montagem de gráficos)
22/03/2013 - Entrega do trabalho de pesquisa "Sistema monetário"
02/04 - AVALIAÇÃO: Razão/Proporção/Regra de Três.
as turmas dos 6º anos para o ano letivo de 2013
possuem as seguintes LEITURAS OBRIGATÓRIAS:
O MENINO DO DEDO VERDE Este a escola possui um exemplar para cada aluno |
O MENINO DA CAIXA DE SAPATOS Será adquirido pela escola. Cada aluno contribuirá com o valor de R$ 10,00 e ficará para a biblioteca. Se alguma família quiser ter o seu livro e após a leitura ficar com ele, custará R$ 30,00 |
OS MENINOS DA RUA DA PRAIA Cada aluno deverá ter o seu exemplar. Podendo o mesmo ser adquirido usado, com alunos do ano passado, ou novo, através de encomendas nas gráficas |
VOVÔ FUGIU DE CASA |
Já os 9º anos tem as seguintes leituras:
* É tarde para saber - Josué Guimarães
* Codinome Duda - Marcelo Carneiro da Cunha
* A marca de uma lágrima - Pedro Bandeira
* O medo e a ternura - Pedro Bandeira
* Rômulo e Júlia - Rogério Barbosa
* Uma história de amor - Carlos Heiotr Cony
* E agora mãe? - Isabel Vieira
* O gênio do crime - João marinho
* Meu destino sou eu - Sônia Forjaz
Leitura mínima de dois (02) livros
Datas: 9ºA 17/04
9ºB e C 19/04
Cronograma de datas
REUNIÕES DE TURMAS
DATA: 06/03
- Quarta-feira
HORA:19h
TURMAS: 51, 52, 53 e
61,62,63
DATA: 09/03 -
Sábado
HORA: 8h e 30min
TURMAS: Pré1 e pré2
DATA: 11/03 -
Segunda-feira
HORA:19h
TURMAS: 71, 72, e 81,
82, 83
DATA: 12/03 -
Terça-feira
HORA:19h e 30min
TURMAS: 9ºA, 9ºB e
9ºC
Nenhum comentário:
Postar um comentário