PAIS/PROFESSORES/ALUNOS




Relação Família e Escola: uma parceria que dá certo

Risolene Pereira Reis








Os pais são responsáveis legais e morais pela educação dos filhos. Como a educação escolar não os isenta dessa competência, ou seja, da participação na família, é indispensável que os pais continuem exercendo o papel de principais educadores dos filhos. A família é a primeira entidade com a qual a pessoa convive e seus membros são exemplos para a vida.





Os pais devem tomar consicência de que a escola não é uma entidade estranha, desconhecida e que sua participação ativa nesta é garantia da boa qualidade da educação escolar. As crianças são filhos e estudantes ao mesmo tempo. Assim, as duas mais importantes instituições da sociedade contemporânea, a família e a escola, devem unir esforços em busca de objetivos comuns.

Educar não é tarefa fácil, principalmente em uma sociedade com certas tendências sociais de forte influência que não ajudam a melhorar a consciência moral, individual e coletiva. É preciso exercer a autoridade que legitima a educação. Isto significa também respeitar a personalidade dos filhos e dos alunos, que devem ter o direito de expor sua opinião. A educação necessita de autoridade, mas não de autoritarismo.


FUNÇÃO DA ESCOLA







A escola surgiu porque a família não é suficiente para educar, uma vez que muitas mudanças ocorreram na família tradicional. O que a escola pode oferecer que a família não pode? A escola se apresenta como único lugar de possível convivência com um grupo de crianças, adolescentes, jovens de certa idade. Portanto, é lugar oportuno para desenvolver os hábitos de socialização, necessários para a vida em comunidade, além de propiciar cultura e favorecer o acesso a bens culturais como a leitura e a escrita. Contudo a escola não é depósito onde se jogam os filhos, livrando-se deles por algum tempo.









A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida a escola, a relação com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos. A participação da família deve ser firmar no auxílio à atuação pedagógica escolar, ou seja, uma continuidade coerente entre as atuações da escola e da família. Os pais devem acolher os filhos e ajudá-los, não apenas nas tarefas escolares, mas de toda vida. É preciso abrir o coração.







FUNÇÃO DOS PAIS








Neste âmbito, compete aos pais manterem-se informados sobre os resultados obtidos pelos filhos; colaborar com professores para tornar mais coerente e eficaz a atuação escolar; mostrarem-se interessados pelas atividades realizadas pelos filhos na escola; valorizar a escola, os conhecimentos e as habiliadades que propicia para criar nos filhos, hábitos de respeito e uma expectativa positiva em relação aos estudos; expressar em palavras e atitude a confiança que têm na instituição escolar e em seus docentes; procurar saber o que o filho realizou na escola e como foi seu dia; zelar por uma relação de carinho e respeito com os professores, pois a opinião dos pais influi sobre os filhos (é necessário lembrar que o respeito pelos professores é condição para que estes exerçam suas atividades educacionais); observar seus materiais escolares e mediá-los nas tarefas de casa; resolver problemas entre família e e escola e reforçar sempre a auto-estima e autoconfiança dos filhos, elogiando-os e comentando com amigos, parentes e familiares os êxitos escolares deles.










Sem dúvida, é primordial ter tempo para os filhos, ser exemplo de comportamentos (pontualidade, respeito, etc.) e propiciar-lhes a liberdade de pensar e agir. Saber dizer "não", introduzindo-os no mundo do real, fazendo-os pensar no que foi negado para que amadureçam com sabedoria. A educação não depende de si mesma, mas principalmente do papel que a família desempenha dentro, fora e junto à escola.



PARA QUE TIPO DE SOCIEDADE ESTAMOS EDUCANDO NOSSOS JOVENS?
QUE CIDADÃOS ESTAMOS FORMANDO?
VALE A PENA DEIXAR DE LADO, MOMENTOS COM NOSSOS FILHOS, QUE NÃO VOLTARÃO MAIS?
COMO ESTÁ SUA PARTICIPAÇÃO (DE PAI) EM RELAÇÃO A ESCOLA?
QUE NOVAS INICIATIVAS A FAMÍLIA E A ESCOLA PODERIAM DESENVOVER JUNTAS, COMO PARCEIROS?

Artigo disponível na Revista Mundo Jovem – fevereiro de 2007



Sugestões de artigos para leitura:





Desde muito cedo, é preciso ensinar o valor do dinheiro aos filhos. Mas como fazer isso? Leia a Reportagem publicada no Jornal Zero Hora de 15/04/2013





 FIQUE LIGADO!!!
                                            PROGRAMAÇÃO DOS PASSEIOS ESCOLARES

City Tour
Data: 04 e 11/04 - TARDE
Turmas: 9º anos
Porfessoras: Silvana e Tânia

Fruki

Data: 09, 11 e 19/04 
Turmas: 8º anos
Porfessora: Sônia

Piquenique ANOS INICIAIS
Data: 26/03
Local: Sede Costaneira

Manhã de Integração ANOS FINAIS
Data: 28/03
Local: Parque Histórico


















DICA da Profe Aninha!


Vale a pena assistir, é muuuuito fofo!!!!

A história da Páscoa

Um vídeo maravilhoso encenado só por criancinhas contando a história da Páscoa baseada no Novo Testamento. Vale a pena compartilhar, encaminhar, divulgar.... O mundo precisa de mais mensagens de amor como essa.

 

ATENÇÃO TURMA 82 

Datas de entrega de trabalhos e avaliação
                 Disciplina de Matemática
                                     Professora Deisi

15/03/2013 - Início da Economia (moedas guardadas no cofrinho para posterior montagem de gráficos)

22/03/2013 - Entrega do trabalho de pesquisa "Sistema monetário"

02/04 - AVALIAÇÃO: Razão/Proporção/Regra de Três.

Dando continuidade ao PROJETO DE LEITURA
as turmas dos 6º anos para o ano letivo de 2013
possuem as seguintes LEITURAS OBRIGATÓRIAS:


O MENINO DO DEDO VERDE
Este a escola possui um exemplar para cada aluno


O MENINO DA CAIXA DE SAPATOS
Será adquirido pela escola. Cada aluno contribuirá com
o valor de R$ 10,00 e ficará para a biblioteca.
Se alguma família quiser ter o seu livro e após a leitura
ficar com ele, custará R$ 30,00












OS MENINOS DA RUA DA PRAIA
Cada aluno deverá ter o seu exemplar. Podendo o mesmo
ser adquirido usado, com alunos do ano passado,
ou novo, através de encomendas nas gráficas



VOVÔ FUGIU DE CASA




Já os 9º anos tem as seguintes leituras:

* É tarde para saber - Josué Guimarães
* Codinome Duda - Marcelo Carneiro da Cunha
* A marca de uma lágrima - Pedro Bandeira
* O medo e a ternura - Pedro Bandeira
* Rômulo e Júlia  - Rogério Barbosa
* Uma história de amor - Carlos Heiotr Cony
* E agora mãe? - Isabel Vieira
* O gênio do crime - João marinho
* Meu destino sou eu - Sônia Forjaz

Leitura mínima de dois (02) livros

Datas: 9ºA 17/04
           9ºB e C 19/04



Cronograma de datas 
REUNIÕES DE TURMAS










DATA: 06/03 - Quarta-feira
HORA:19h
TURMAS: 51, 52, 53 e 61,62,63

DATA: 09/03 - Sábado
HORA: 8h e 30min
TURMAS: Pré1 e pré2



DATA: 11/03 - Segunda-feira
HORA:19h
TURMAS: 71, 72, e 81, 82, 83

DATA: 12/03 - Terça-feira 
HORA:19h e 30min
TURMAS: 9ºA, 9ºB e 9ºC




















































































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