A organização do currículo escolar por projetos possibilita, além da ressignificação dos saberes escolares, a formação de um educando mais crítico e consciente de sua realidade.
Acreditamos que a natureza do mundo e da vida é dinâmica, criativa, integradora, harmoniosa, cheia de beleza e grandeza e que o ser humano deve ser reconhecido como potencial de transformação de sua realidade, através de suas ações, aplicando valores humanos para responsabilidade e o compromisso de ser cidadão.
O inverno no nosso estado foi muito rigoroso. Manhãs geladíssimas, com temperaturas perto de 0 graus, trouxeram diversas perguntas para a sala de aula: Por que tanto frio? “Porque faz tanto frio assim?”. Estas perguntas despertaram grande interesse nas turmas 33(tarde) e 51(manhã). Ambas as turmas são alunos da Professora Marlene Höfle.
E, por demonstrarem curiosidades sobre o assunto, querendo entender as causas, decidimos pesquisar para entendermos melhor os fenômenos que causam o frio no nosso estado.
Os projetos receberam os seguintes nomes:
Turma 33 – Por que tanto frio?
Turma 51 – Por que faz tanto frio assim?
As curiosidades, interesses e vontade de saber mais tornaram-se mais intensas. Compartilhamos o prazer em fazer descobertas. Vimos juntos como é bom aprender e conseguir encontrar respostas para nossas perguntas.
Os trabalhos estenderam-se especialmente nos meses de julho e agosto, sendo o projeto encerrado em setembro.
Neste período, os alunos se envolveram nos diversos estudos realizados. (listagem de curiosidades, pesquisas em livros, revistas, jornais e internet, leituras de artigos de jornais, experiências, visita à UNIVATES, entre outros).
Avaliação
A realização deste projeto foi muito gratificante para todos. Não tínhamos idéia no início do quanto tínhamos para conhecer.
Ao longo de todo o projeto os alunos mostraram interesse e satisfação em ampliar seus conhecimentos, realizando leituras, sínteses e se apropriando de novos conhecimentos.
É notável a mudança de atitudes frente ao estudo, a pesquisa e a apresentação de trabalhos.
Hoje, as turma tem profunda consciência da importância da leitura como fonte de conhecimento e informação. E, ao longo deste projeto fomos exercitando a expressão dos conhecimentos, algo que antes era difícil. Fomos por diversas vezes visitar turmas da escola e lhes contar nossas descobertas sobre o frio.
Os alunos, ao avaliarem a realização do projeto, ressaltaram o prazer em fazê-lo e que fariam novamente.