quinta-feira, 26 de abril de 2012

Rádio Encanto parceira no Projeto de SUSTENTABILIDADE

Dia 18 dfe abril os comunicadores da Rádio Encanto estiveram na escola em mais uma ação do Projeto "Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças"

Os comunicadores falaram sobre a o tema Água, mostraram vídeos e interagiram com os alunos.

Uma manhã descontraída e de muito aprendizado. COnfira!!!







segunda-feira, 16 de abril de 2012

Celebração de Páscoa

Celebrando a Páscoa na escola!!!

     Na passagem da semana da Páscoa, as turmas das professoras Ana Maria Chaves de Oliveira, Marlene Höfle, Márcia Cemin e Stela Bresciane mobilizaram-se juntamente com seus alunos preparando breves apresentações como forma de Celebrar a Páscoa.
    O turno da manhã realizou este momento na quinta-feira dia 05/04. Já o turno da tarde, devido ao mal tempo, realizou suas apresentações na segunda-feira, dia 09/04.
     As belas apresentações aconteceram no pátio da escola. As turmas 51 e 52 realizaram a dramatização da Via-Sacra levando todos a refletirem sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.




















quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças"


A transformação dos seres humanos acontece na vida cotidiana e é fruto de sua relação com o meio. Desta forma, a escola constitui como espaço ideal para envolver crianças e adolescentes nas contingências da atualidade, visto que, nela passam grande parte de seu dia. Também porque o ambiente escolar em sua totalidade,constitui espaço e tempo de aprendizagem.

O assunto SUSTENTABILIDADE tem sido visitado por diferentes esferas de nossa sociedade e a EMEF PORTO NOVO não poderia permanecer alheia a este tema, buscando, através de significativas práticas pedagógicas , conscientizar a comunidade escolar, em especial nossos alunos, de que pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença para a preservação do meio e das espécies.

Não há dúvida de que pra fazer um mundo sustentável é preciso ultrapassar o limite ambiental e atuar em outras áreas, como na econômica, consumindo conscientemente, e na social, diminuindo as desigualdades. Sendo assim, a EMEF PORTO NOVO neste ano letivo de 2012 terá seu trabalho sobre sustentabilidade. O projeto deste ano tem como título "PEQUENAS ATITUDES PODEM GERAR GRANDES MUDANÇAS" pautado no tripé que nasce na relação entre meio ambiente, sociedade e economia. O projeto tem a intenção de envolver a comunidade escolar em pequenas ações como separação e reutilização de lixo, consumo de água e de energia, cuidados com a preservação do espaço escolar, construção de uma composteira, entre outros.

"É preciso considerar este espaço escolar como sendo o início de um sólido aprendizado que conduzirá à criação de uma consciência sustentável e a um relacionamento consciente e responsável entre o homem e a natureza. Através do projeto passaremos a pensar no espaço escolar como um espaço de sustentabilidade.